Nossas Ações





REVISTA HERMES ADEQUA SEUS ANÚNCIOS E PRODUTOS AO CÓDIGO DO CONSUMIDOR
O IDECON constatou que a famosa revista Hermes, em sua edição n.º 2.742, conhecida nacionalmente desde 1942, estava anunciando seis produtos de eficiência duvidosa: cueca magnética que ajuda o estímulo sexual; travesseiro aromático que ajuda em problemas digestivos; xampu que dobra o crescimento dos cabelos; massageador infravermelho indicado para doenças reumáticas, escova de dentes vibratória que ajuda no combate à placa bacteriana, extensão de cinco metros de fio. Este, sendo anunciado como novo no mercado, sendo que o IDECON o encontrou nos camelôs da cidade. E, finalmente, o repelente de mosquitos elétrico. Diante do fato, o IDECON solicitou da empresa, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem. Quanto ao tal repelente de mosquitos, mandou para análise na Universidade Federal do Espírito Santo. Resultado: O Diretor da Revista Renato Carlos Kalimann, sem apresentar qualquer dado sobre seus "produtos", mandou retirá-los da revista. E, quanto ao tal repelente de mosquitos, o laudo da Universidade Federal, dizia resumidamente: "Há várias espécies de mosquitos. O produto não menciona quais?!" (Publicado no Jornal A Gazeta).


O IDECON notificou a Indústria Andrade Latorre S/A, de Jundiaí, São Paulo, fabricante dos fósforos Argos e Guarani, desde o ano de 1935, para adequar seus produtos ao Código do Consumidor. Agora, nas novas embalagens dos fósforos já estão descritos, o modo que o produto deve ser acesso – a sua composição – mantenha longe do alcance de crianças. ( Publicado no Jornal A Gazeta).


Os famosos dois garotinhos que figuravam há 50 anos nas embalagens do produto: Cigarrinhos de Chocolate ao Leite, levando as mãos, "cigarrinhos", deixaram de "fumar!" Esta foi mais uma conquista do IDECON. A Indústria paulista Pan, após notificação do IDECON, remodelou suas embalagens: deixou os cinqüentenários garotinhos sem os tais cigarrinhos que faziam alusão ao fumo. Agora, o produto politicamente correto, é Rolinhos de Chocolate ao Leite.







Essas são algumas das centenas de ações do IDECON, nesses 25 anos de sua existência. Lendo essas reportagens, você poderá observar que todos nós, brasileiro, consumidores, fomos beneficiados.

Fonte: Instituto de Defesa do Consumidor - IDECON
CNPJ 01.890.160/0001-16
Diretor Presidente: Estêvão Zizzi
Tel.98653900
e-mail
idecones@gmail.com


Postagens mais visitadas deste blog

Preços diferenciados para pagamento em dinheiro e com cartão de crédito em única parcela é prática abusiva